O Velho do Saco ou “Homem do Saco” como também é conhecido é uma figura folclórica conhecida mundialmente, algumas culturas os assemelha como o “bicho-papão” e sua história muda de acordo com região, mas o que elas tem em comum é que a lenda geralmente envolve uma figura misteriosa assustadora que ameaça crianças desobedientes que se comportam mal.
Na tradição Brasil, o velho do saco é retratado como um homem malvado que carrega em mãos um saco grande ou sacola nas costas, na qual ele coloca crianças desobedientes para levá-las embora. A história é utilizada como maneira de assustar e incentivar crianças para se comportarem bem e obedecerem aos seus pais.
O velho do saco é visto como um “conto advertência” para crianças, embora ele varie de acordo com região, adicionando alguns detalhes. Vale ressaltar que essa figura mitológica não apresenta uma ameaça real, é e mais uma história usada por pais para dar lições morais para os seus filhos.
Papa-Figo
Segundo lendas, o papa-figo é um velho que carrega nas costas um saco velho onde ele carrega as crianças para devorá-las. A lenda aponta que a figura buscava comer fígado de crianças por ser mais puro, para se livrar de uma enfermidade, onde ele acreditava que comendo o sangue e o fígado das crianças ficaria bom.
Em algumas versões da lenda, o papa-figo possuía ajudantes que atraiam as crianças para incentivar as vítimas a chegarem nele oferecendo coisas como doces e brinquedos.

Aparência do Papa-figo
A aparência do papa-figo seria um homem com roupas velhas, corcunda e barba grande que costuma andar pela cidade com um grande saco nas costas. Sua intenção é capturar crianças desobedientes e comer o seu fígado.
Em algumas regiões ele também é descrito como uma aparência humanóide com unhas e orelhas imensas com dentes de vampiros. Por conta da doença rara ele possui uma aparência assustadora.
Conclusão
A lenda remonta do papa-figo ou velho do saco remonta ao século XX sendo mais popular no nordeste, onde houve um surto da Doença de Chagas que tomou grande parte da região. Durante o período, a falta de conhecimento das pessoas da comunidade acabou criando a lenda do velho do saco