Cientistas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) publicaram um vídeo curioso de uma cobra cantora, foi a primeira vez que a cobra da espécie papa-lesma também conhecida como dormideira foi encontrada na América Latina, o registro foi feito no Parque Nacional do Jaú, localizado no Amazonas.
Segundo artigo dos cientistas publicado na revista científica Acta Amazônia, o réptil canta em um som agudo, de curta duração, emitido em uma frequência de até 3036 Hz e possui uma duração de 0,06 segundos.
Os pesquisadores acreditam que seu canto é utilizado para fins defensivos e reprodutivos. No caso do defensivo, o seu canto pode ser utilizado para assustar predadores. Já o reprodutivo, o som pode ser reproduzido para atrair parceiros da mesma espécie.
A cobra da espécie papa-lesma é não-peçonhenta, ela se alimenta de lesmas. Ela é considerada uma cobra de pequeno porte, com comprimento médio de 50 centímetros e pode ser encontrada em países tropicais como Brasil, Peru, Colômbia e Equador.