O termo soca fofo tem causado alvoroço entre os homens conectados nas redes sociais. A expressão viralizou após o lançamento de uma música pela cantora Alanna Sarah, mais conhecida como “A Dama do Pagode”.
Natural da Bahia e destemida, A Dama ingressou no mundo do pagode baiano há dois anos. Com o objetivo de representar os desejos e expectativas das mulheres, a cantora não poupou palavras para expressar os sentimentos que passam pela mente de várias brasileiras.
Na música, A Dama entoa o refrão “Ele soca fofo, enforca errado, geme fino e ele bate fraco”, que já ultrapassou a marca de um milhão de visualizações no YouTube, acumula mais de 30 mil vídeos no TikTok, 250 mil streams no Spotify e diversos memes nas redes sociais.
Diante do fenômeno viral, A Dama explicou ao Portal IG o significado de ser um “soca fofo”. Segundo a cantora, trata-se de um tipo de homem que não era de acordo com o que dá prazer às mulheres, que não tem habilidade para treinarê-las e que não possui atitude. A expressão também recebeu outros apelidos, como “meia-bomba”, “bananão”, “sem atitude” e “preguiçoso”.
A música que tem encantado os usuários do TikTok nasceu de uma parceria com um colega que apresentou a A Dama o refrão “Ele soca fofo/ Enforca errado/ Geme fino/ Ele bate fraco”. Ao ouvir o refrão, a cantora decidiu investir na música, mesmo enfrentando resistência inicial de seu empresário, que acreditava que a letra mexeria com a masculinidade dos homens.
Mesmo diante do “não” inicial, A Dama persistiu. Após receber uma reação positiva das amigas durante um show, ela decidiu cantar “Soca Fofo” ao final de seu repertório, e a reação do público incentivou a ideia de lançar oficialmente a música.

Os memes também toleravam para a emoção da música. No TikTok, os usuários utilizaram a canção para falar sobre si mesmos, criando cenários engraçados e descontraídos. A Dama comemora a receptividade dos memes, destacando que os homens não se sentiram ofendidos, mas sim aderiram à brincadeira, impulsionando ainda mais o sucesso da música.
A questão da masculinidade frágil também é abordada. A Dama questiona por que os homens podem cantar letras explicitamente sobre as mulheres, tratando-as como objetos sexuais, enquanto as mulheres não podem fazer o mesmo. Para ela, o Soca Fofo não se trata de vingança ou de fazer os homens se sentirem mal, mas de ocupar o espaço para falar abertamente sobre os desejos e insatisfações sexuais, algo que, historicamente, tem sido dominado pelos homens na música.
A Dama se destaca a luta para conquistar seu espaço no ramo do pagode baiano e a discrepância em relação à contratação de shows em comparação aos artistas masculinos. Apesar disso, ela acredita que o trabalho que está desenvolvendo abrirá portas não apenas para as mulheres, mas também para os homens. Ela está trazendo a onda do Pagode Baiano e fazendo com que as pessoas entendam e respeitem essa proposta.
Em resumo, Soca Fofo é muito mais do que uma simples expressão viral nas redes sociais. É uma música que representa a liberdade das mulheres de falarem sobre seus desejos e experiências sexuais, quebrando tabus e confrontando a visão tradicionalmente masculina da sexualidade. Através da música, A Dama do Pagode traz à tona questões de igualdade de gênero e questiona a ideia de masculinidade frágil.
A repercussão e os memes gerados pela música evidenciam a receptividade do público, tanto feminino quanto masculino, que abraça a proposta da cantora. Através do humor e da descontração, os memes ajudam a disseminar a mensagem e impulsionam o sucesso do hit.